Carnaval 2017

Carnaval em Paty do Alferes com a família é tudo de bom!

E mais uma vez em 15 anos passando o carnaval na região, descobri novos caminhos para pedalar e curtir as belezas da Serra entre Petrópolis e Miguel Pereira.

O calendário dos pedais foi o seguinte:
26/02/2017 – Avelar e Hotel Fazenda Vila Rica
26/02/2017 – Arcozelo e Maravilha
27/02/2017 – Vale das Videiras
28/02/2017 – Lago Javary em Miguel Pereira
01/03/2017 – Estrada do Facão
03/03/2017 – Miguel Pereira pela estrada de terra

Segue abaixo um breve relato de como foram os pedais.


26/02/2017 – Avelar e Hotel Fazenda Vila Rica

Este foi um pedal de aquecimento pegando a estrada de asfalto até Avelar e depois seguindo até o Hotel Fazenda Vila Rica pela estrada de terra.
O trecho é todo praticamente plano com aquelas subidas padrão de rodovia, algumas um pouco mais longas, mas muito tranquilo de pedalar pois o movimento de automóveis é quase zero. Na terra a estrada também é boa, muito boa e bonita. No Hotel fazenda tem uma área próxima ao rio onde tem algumas quedas de água mas que infelizmente já não estão mais próprias para banho. A grande decepção foi que o asfalto do ano passado para este ano ficou bem ruim com vários buracos ao longo da via.

Tracklog no Garmin Connect:

Relive video:

 


26/02/2017 – Arcozelo e Maravilha

Passeio vespertino pela região de Maravilha passando pela RJ-117 até a entrada de Palmares e retornando por dentro da cidade de Paty do Alferes.

Tracklog no Garmin Connect:

Relive video:

 


27/02/2017 – Vale das Videiras

Um dos pedais por regiões ainda não exploradas anteriormente. Já tinha ido lá de carro pela RJ-117 até o Vale das Videiras mas nunca de bike.

Fiz o caminho por dentro de Maravilha saindo na RJ-117 já chegando à subida do Morro do Fama. Subida boa, íngreme e curta, totalmente no asfalto e com pouco movimento de carros. No topo da subida temos uma vista incrível de Arcozelo. Seguindo até o Vale das Videiras a estrada é toda de asfalto passando por uma região de muita mata e portanto bastante sombra também. Depois de uma parada no Galpão Caipira segui em direção a Estrada do Facão por estrada de terra até um entroncamento de estradas vindas do Vale das Videiras, Petrópolis, Miguel Pereira e Paty do Alferes. Ali já é lugar conhecido pois sempre faço um pedal passando por este encontro de estradas, vindo de Palmares (Paty do Alferes) e seguindo para Vera Cruz (Miguel Pereira). Ainda na estrada de Videiras até o entroncamento, tem uma boa subida e uma descida forte onde os freios tem que estar segurando muito bem senão não pára. Dali foi só retornar por Palmares só que desta vez tinha que subir os 5Km que normalmente desço 🙂 mas depois vem a recompensa: os 10Km descendo até Paty do Alferes, estradão de terra muito bom de descer!

Algumas fotos:

RJ-117 – chegando na subida para o Morro do Fama
RJ-117 – parada para descanso na ponte
RJ-117 – “self” na ponte
Encontro de estradas na Estrada do Facão

Tracklog no Garmin Connect:

Relive video:

 


28/02/2017 – Lago Javary

Outro pedal passeio em trecho totalmente plano de Paty do Alferes até Miguel Pereira e depois até o Lago Javary. Segui a linha do trem desativada que agora é mais ou menos uma ciclovia/via pública. Tanto Paty do Alferes quanto Miguel Pereira este ano estavam bem abandonados com as estradas de asfalto cheias de buracos, calçadas idem e a linha do trem pelo menos não estava debaixo do mato. Já o Lago Javary estava com algum movimento de turistas passeando em volta do lago que me parecia mais limpo que das outras vezes.

Algumas fotos:

Capivara no Lago Javary
Lago Javary

Tracklog no Garmin Connect:

Relive video:

 


01/03/2017 – Estrada do Facão

Pedal que eu queria fazer há muito tempo!

Eu sempre ia até o entroncamento das estradas e voltava para Miguel Pereira passando pelo viaduto da estrada de ferro Paulo de Frontin. Desta vez segui direto até o Rocio passando pelo Vale das Princesas. A subida não é íngreme mas é constante e muito bonita sempre acompanhando as montanhas e vales. A partir do Vale das Princesas vem um trecho de mata mais fechada tendo em alguns pontos, clareiras de onde podemos avistar o Rio de Janeiro. Na chegada ao Rocio tem uma descida forte, o que significa uma subida pesada na volta. E foi mesmo! Ainda bem que foi um trecho curto e depois aquela subida pouco íngreme da ida, foi só alegria na volta. Mas eu só pensava naquela descida de Palmares, que maravilha!

Algumas fotos:

Final da subida de Palmares em direção ao Rocio
Visual das montanhas
No entroncamento, em direção ao Vale das Princesas
Águas cristalinas
Vista do Rio de Janeiro da Estrada do Facão
Estrada do Facão, próximo ao Rocio

Tracklog no Garmin Connect:

Relive video:

 


03/03/2017 – Miguel Pereira

Pedal padrão do Carnaval junto com o de Vera Cruz, só que desta vez não fiz o de Vera Cruz e este eu peguei a estrada “por dentro” já caindo mais próximo de Miguel Pereira.

Na verdade a ideia era fazer o caminho padrão mas por conta de alguns problemas técnicos decidi fazer só uma voltinha passando pela ponte do tubo aéreo (próximo ao Equitage) e voltar logo. Mas no meio do caminho após passar a ponte resolvi seguir para Miguel Pereira passando por uma lama das boas. E a diversão garantida!

Algumas fotos:

Sítio
Fazenda
Pronta para o banho!

Tracklog no Garmin Connect:

Relive video:

 

Deixe um comentário