Caminho Novo

Índice:
Introdução
Dia 1 – de Ouro Preto a Lavras Novas
Dia 2 – de Lavras Novas a Itatiaia
Dia 3 – de Itatiaia a Conselheiro Lafaiete
Dia 4 – de Conselheiro Lafaiete a Carandaí
Dia 5 – de Carandaí a Ressaquinha
Dia 6 – de Ressaquinha a Santos Dumont
Dia 7 – de Santos Dumont a Matias Barbosa
Dia 8 – de Matias Barbosa a Paraíba do Sul
Dia 9 – de Paraíba do Sul a Petrópolis
Estatísticas
Considerações finais

O Caminho Novo é o caminho da Estrada Real que vai de Porto Estrela no Rio de Janeiro a Ouro Preto em Minas Gerais. E como o nome diz é o caminho mais novo criado para escoar toda a riqueza extraída da região das Minas Gerais.

Fiz o Caminho Novo entre 08/05/2016 e 16/05/2016, em seguida ao Caminho de Sabarabuçu, no sentido Ouro Preto – Porto Estrela porém fui somente até Petrópolis por dois motivos:
• já havia subido a Serra Velha da Estrela, de Inhomirim a Petrópolis num pedal anterior
• a região onde fica Porto Estrela hoje está abandonado e muito perigoso

Como terminei o Caminho de Sabarabuçu em São Bartolomeu, foi dali que iniciei o Caminho Novo passando por Ouro Preto e seguindo para Lavras Novas.

Estrada Real – Caminho Novo

Cidades e localidades por onde passei:

• São Bartolomeu
• Nogueira
• Correas
• Petrópolis

O planejamento inicial foi de 8 dias, mas no caminho vi que estava totalmente errado pois havia planejado praticamente todos os dias com grandes distâncias. Isso somado ao fato de já estar pedalando pesado nos dias anteriores me fez repensar o planejamento e mudei para 10 dias. No final terminei o caminho em 9 dias.

Diário:
14/05/2016 – Santos Dumont a Matias Barbosa
15/05/2016 – Matias Barbosa a Paraíba do Sul
16/05/2016 – Paraíba do Sul a Petrópolis

Veja no link abaixo o mapa completo do caminho realizado com as fotos no local onde foram clicadas.

6 comentários sobre “Caminho Novo

1. Boa tarde Zaponeis, sou o ”João Frango” lá do Fórum Pedal.com, ja to aqui estudando a sua viagem e planejando a minha, muito obrigado pelas informações que estão sendo bem úteis, em fevereiro meu subo meu relato do Caminho Novo por lá, grande abraço e muitos pedais

2. Bom dia Marcos
    Parabéns pelo excelente blog.
    Estou organizando a viagem pelo caminho novo e tenho usado seu blog como referência.
    Estarei indo em agosto partindo de Niterói. No entanto, tenho encontrado dificuldade para solucionar o transporte da Bike no ônibus. Qual foi a sua solução?
    Se puder ajudar, agradeço.
    At.
    Mauro Dias

1. Olá Mauro,
      Como já tinha feito a viagem até BH de ônibus outras vezes já sabia mais ou menos como era. Mas desta vez acabei pegando um daqueles ônibus double de dois andares. Neste tipo de ônibus o bagageiro é bem pequeno mas tem um compartimento que cabe a bike deitada. Sugiro chegar cedo na rodoviária e tentar desenrolar com o motorista (ou ajudante) para embarcar a bike primeiro. Use um mala-bike para evitar arranhões na bike e sujar as bagagens das outras pessoas. No mala-bike tiro a roda dianteira apenas.
      Na volta a bike veio sempre montada, suja e com alforjes. Mesmo assim não houveram problemas no embarque, sempre bem recebido pelos motoristas.
      Uso extensores elásticos para prender a bike dentro dos bagageiros dos ônibus e deixar bem firme.
      Boa viagem!

3. Que legal Marcos, quatro amigos e eu fizemos o mesmo caminho na mesma data e não nos encontramos, ficamos em barracas, dormimos no Parque do Itacolomi e saímos domingo dia 08/05 bem cedo. Em breve meu relato estará no blog. Por pouco não nos encontramos. um abraço.

1. Fala Rony!
      Eu soube que havia um grupo de bicicleta pelo Caminho Novo mas só tive a certeza que você estava junto quando passei pela Fazenda Carreiras e o Nelson comentou.
      Aguardo o seu relato lá no blog!